domingo, 30 de abril de 2017

Qual a importância do trabalho com projetos para a aprendizagem do aluno?

Qual a importância do trabalho com projetos para a aprendizagem do aluno?

  Na medida em que o assunto a ser estudado tem um significado especial para o aluno, ou seja, parte de seu interesse, de sua vontade/necessidade de aprender sobre tal assunto, o aluno sente-se motivado a ir em busca dessa aprendizagem.
 - Valorizar a participação do aluno no processo de ensino aprendizagem, tornando-o agente e responsável pela busca e desenvolvimento da aprendizagem.
 - Partir de situações reais, contextualizadas, que interessam de fato aos alunos.
- As ações e conhecimentos que precisam ser desenvolvidos são discutidos e planejados entre os professores e os alunos.

 - Aprender a fazer planejamento, rever suas ideias, analisar dados, fazer registros e tomar decisões. Trabalhar com projetos possibilita o desenvolvimento de diferentes competências.
- “Trabalhar por projetos possibilita ao aluno desenvolver diferentes competências, a escola transforma-se num espaço vivo de interações, aberto ao real e às suas múltiplas dimensões. Nesse novo entendimento, aprender deixa de ser memorizar e, ensinar já não é apenas transmitir conteúdos aleatórios.”
- Ter o objetivo do projeto compartilhado por todos os envolvidos, possibilita tornar o aluno autor, agente do seu processo de aprendizagem. Desta forma todos têm tarefas e responsabilidades que se desenvolverão durante todas as etapas de desenvolvimento do projeto. Assim “ (...)A aprendizagem se dá durante todo o processo e não envolve apenas conteúdos. Aprendemos a conviver, a negociar, a nos posicionar, a buscar e selecionar informações e a registrar tudo isso.”

Um comentário:

  1. Como bem colocado no texto, um PA nasce do interesse dos/as alunos/as e será permeado por áreas interdisciplinares do conhecimento. A "pedagogia de projetos" é uma prática em que as aprendizagens têm sua origem numa situação problemática a ser pesquisada, num trabalho pedagógico cooperativo; há um fortalecimento de atividades de pesquisa; formulam-se e resolvem-se problemas, diagnóstico de situações e estratégias que implicam em análises, reflexões e avaliações de situações de aprendizagem; usam-se diferentes fontes de informação e tecnologias; realizam-se sínteses de ideias, experiências e buscas de informação em diferentes fontes; tomam-se decisões coletivas sobre o que é relevante de ser aprofundado e divulgado no projeto.


    Quais os pontos consonantes dessa proposta com o projeto de trabalho, proposto por Hernández?

    Abraço, Aline Hernandez.

    ResponderExcluir

Meta 4 e 5 - Como os peixes respiram embaixo da água

Meta 1: Questões de Pesquisa Objetivos: Levantar os temas de interesse e as questões de pesquisa dos/as alunos/as, a fim de desenvolver ...