Projeto de aprendizagem
Antoni Zabala
Vidiellas nos esclarece que as relações e a forma de vincular os diferentes
conteúdos de aprendizagem de uma unidade didática é o que denominamos
organização de conteúdos, esses conteúdos geralmente são apresentados
separadamente em aula, porém possuem mais potencialidade de uso e de
compreensão quando são relacionados entre si.
Os estudos e
práticas sobre os conteúdos disciplinares vêm comprovando que estabelecer
relações entre os diversos conteúdos vem desenvolvendo de forma mais intensa e
crítica do aluno.
Concordo que a
organização dos conteúdos não é um tema menor, ela responde ao que se quer
alcançar na educação, ao protagonismo do aluno como sujeito ativo na construção
do conhecimento facilitando a construção.
Todo professor
deve levar em conta: a situação da realidade, questões ou curiosidades,
instrumentos disciplinares, formalização, aplicação a outras situações e a
revisão integradora.
Assim, não devemos
seguir ao pé da letra um método globalizado ou outro qualquer, devemos integrar
o conhecimento a situação do aluno, partir da sua realidade e de sua
curiosidade do mundo em que vive fazendo com que compreenda a sociedade e
participe nela construtivamente.
Certezas Provisórias
Qual a diferença entre projeto de ensino e projeto
de aprendizagem?
Certezas Provisórias
Aprendizagem
por projeto:
·
Parte do interesse, da curiosidade dos alunos.
·
Considera o conhecimento prévio da realidade vivida
pelo aluno sobre o tema.
·
Atende os interesses e necessidades.
·
Regras definidas entre professor e aluno.
·
Apropriação do conhecimento específico.
·
O aluno constrói o conhecimento.
·
Dúvidas partem dos alunos.
·
Aluno interessado a buscar a resposta.
·
Motivação intrínseca do aluno.
·
Aluno se sente desafiado.
·
Tema e assunto têm significado para o aluno.
·
Elaborado pelo grupo, consenso de
alunos e professores.
·
O professor é orientador e o aluno
é agente.
Ensino
por projetos:
·
O projeto parte do professor.
·
Atende o currículo.
·
Os objetivos são pré-determinados pelo
professor.
·
O professor transmite conhecimento.
·
O aluno não participa da escolha do tema, não
toma decisões.
·
Formulação de questões pelo autor do projeto.
·
Regras definidas pelo professor.
·
Transmite conhecimento.
·
O professor é o agente e o aluno é o receptor
O grupo elabora uma boa análise sobre os contrastes entre um PA e um PE. Retomam aspectos importantes, o fato do PA nascer do interesse dos/as alunos/as, podendo ser transversalizado com conteúdos e áreas do conhecimento.
ResponderExcluirÉ importante considerar a "pedagogia de projetos" como uma prática em que o pensamento e as aprendizagens têm sua origem numa situação problemática a ser pesquisada, sendo os/as alunos/as sujeitos na construção do conhecimento.
Como podemos diferenciar, ainda, esses dois tipos de projeto dos projetos de trabalho proposto por Hernández, leitura sugerida na semana?
Abraços.