domingo, 16 de abril de 2017

Projeto de aprendizagem

Projeto de aprendizagem
    Antoni Zabala Vidiellas nos esclarece que as relações e a forma de vincular os diferentes conteúdos de aprendizagem de uma unidade didática é o que denominamos organização de conteúdos, esses conteúdos geralmente são apresentados separadamente em aula, porém possuem mais potencialidade de uso e de compreensão quando são relacionados entre si.
     Os estudos e práticas sobre os conteúdos disciplinares vêm comprovando que estabelecer relações entre os diversos conteúdos vem desenvolvendo de forma mais intensa e crítica do aluno.
      Concordo que a organização dos conteúdos não é um tema menor, ela responde ao que se quer alcançar na educação, ao protagonismo do aluno como sujeito ativo na construção do conhecimento facilitando a construção.
    Todo professor deve levar em conta: a situação da realidade, questões ou curiosidades, instrumentos disciplinares, formalização, aplicação a outras situações e a revisão integradora.

    Assim, não devemos seguir ao pé da letra um método globalizado ou outro qualquer, devemos integrar o conhecimento a situação do aluno, partir da sua realidade e de sua curiosidade do mundo em que vive fazendo com que compreenda a sociedade e participe nela construtivamente.

Qual a diferença entre projeto de ensino e projeto de aprendizagem?

Certezas Provisórias 
Aprendizagem por projeto:

·         Parte do interesse, da curiosidade dos alunos.
·         Considera o conhecimento prévio da realidade vivida pelo aluno sobre o tema.
·         Atende os interesses e necessidades.
·         Regras definidas entre professor e aluno.
·         Apropriação do conhecimento específico.
·         O aluno constrói o conhecimento.
·         Dúvidas partem dos alunos.
·         Aluno interessado a buscar a resposta.
·         Motivação intrínseca do aluno.
·         Aluno se sente desafiado.
·         Tema e assunto têm significado para o aluno.
·         Elaborado pelo grupo, consenso de alunos e professores.
·         O professor é orientador e o aluno é agente.

Ensino por projetos:

·         O projeto parte do professor.
·         Atende o currículo.
·         Os objetivos são   pré-determinados pelo professor.
·         O professor transmite conhecimento.
·         O aluno não participa da escolha do tema, não toma  decisões.
·         Formulação de questões pelo autor do projeto.
·         Regras definidas pelo professor.
·         Transmite conhecimento.
·         O professor é o agente e o aluno é o receptor


Um comentário:

  1. O grupo elabora uma boa análise sobre os contrastes entre um PA e um PE. Retomam aspectos importantes, o fato do PA nascer do interesse dos/as alunos/as, podendo ser transversalizado com conteúdos e áreas do conhecimento.

    É importante considerar a "pedagogia de projetos" como uma prática em que o pensamento e as aprendizagens têm sua origem numa situação problemática a ser pesquisada, sendo os/as alunos/as sujeitos na construção do conhecimento.

    Como podemos diferenciar, ainda, esses dois tipos de projeto dos projetos de trabalho proposto por Hernández, leitura sugerida na semana?

    Abraços.

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