Começamos a executar nossa plano de trabalho fazendo uma visitação ao buraco que as corujas fizeram para morar na escola. Durante esta visita tivemos a certeza de que as mesmas gostam de morar na escola, pois com a chegada da turma elas não saíram de perto, elas passeiam pelo pátio da escola e ficam nos muros observando as crianças na salas de aula.
Os próximos passos para a solução de nossas dúvidas vão ser entrevistas com os funcionários da escola sobre estes moradores e pesquisas na internet.
Letícia - Pré A - EMEI Tio Moisés 07/05
Para iniciar o plano de trabalho levei meus alunos na praia, para pensarmos como podíamos resolver as questões levantadas.
Eles adoraram o passeio, e ainda tivemos a sorte de ver um pequeno cardume de peixinhos na beira do mar. Durante a visita, eu indaguei os alunos sobre as certezas e duvidas e aconteceu algo que me surpreendeu. Um dos alunos me disse: "Profª a gente ta aqui pra aprender, como que a senhora pergunta tanta coisa?" E eu respondi isto mesmo: Vamos aprender JUNTOS.
Acredito que isto tenha ocorrido pelo estranhamento dos alunos em relação a nova forma de aprender.
Durante esta semana não consegui trabalhar mais no projeto devido a preparação para a comemoração do dia das mães.
Nas próximas semanas pretendo levar um peixe BETA para a sala, para ser o mascote da turma, e com eles decidir as formas para resolver as problemáticas do projeto.
Lucimar Gisele - Pré A - Anexo CIEP 07/05
Após a visita ao buraco das corujas eu perguntei para os alunos o que podíamos estudar junto, e através de desenhos agrupei as dúvidas e as certezas provisórias.
- Elas vão morar para sempre na escola?
- Como as corujas fizeram o buraco para o seu ninho?
- As corujas gostam de morar na escola.
- As corujas voam?
- O que elas comem?
Letícia - Pré A - EMEI Tio Móises - 14/05
Bom, nesta semana não consegui levar o peixinho para a escola, pois não encontrei nas agropecuárias aqui da região. Mesmo assim não deixei que o projeto parasse, levei desenhos que descrevessem as duvidas provisórias e certezas temporárias e pedi para que os alunos agrupassem o que achavam parecido e então eles separaram da seguinte maneira:
* Os peixes vivem embaixo da água - Os peixes Respiram embaixo da água - Como é a Respiração dos Peixes? (Segundo os alunos a respiração faz parte da vida dos peixes)
* Alguns peixes vivem na água e outros no rio - Qual a diferença dos peixes que vivem no mar e no rio? - Como é a vida dos peixes em seus ambientes naturais? (separaram por ambientes que os peixes habitam)
Apesar da pouca idade (4 e 5 anos) me surpreendi com a habilidade dos meus alunos em separar assuntos por semelhanças.
Eles adoram brincar com jogos de memória e quebra-cabeças, acredito que isto tenha facilitado na hora de executar o trabalho.
Como a nossa semana foi curta (tivemos feriado nos dias 8 e 9/05 e festa para as mamães no dia 10/05) ainda não consegui traçar planos para resolver os temas, mas na próxima semana faremos isto.
* Alguns peixes vivem na água e outros no rio - Qual a diferença dos peixes que vivem no mar e no rio? - Como é a vida dos peixes em seus ambientes naturais? (separaram por ambientes que os peixes habitam)
Apesar da pouca idade (4 e 5 anos) me surpreendi com a habilidade dos meus alunos em separar assuntos por semelhanças.
Eles adoram brincar com jogos de memória e quebra-cabeças, acredito que isto tenha facilitado na hora de executar o trabalho.
Como a nossa semana foi curta (tivemos feriado nos dias 8 e 9/05 e festa para as mamães no dia 10/05) ainda não consegui traçar planos para resolver os temas, mas na próxima semana faremos isto.
Lucimar Gisele - Pré A - Anexo CIEP 14/05
Plano de Trabalho Pré A - Como os peixes respiram embaixo da água?
Após separar as questões por semelhança, cada aluno sugeriu uma maneira de estudar, e me impressionou a sugestão da visita ao museu Ceclimar, vindo de uma criança que já havia visitado com outra professora.
Então nosso plano de trabalho ficou assim:
Comecei o projeto mostrando aos alunos alguns pequenos filmes sobre o bulling e após o término deste fizemos um circulo em sala de aula onde abordamos questões relacionadas e cada aluno deu sua opinião oralmente.
Em outro momento os alunos, em dupla, escreveram sobre o assunto pensando nas seguintes questões:
O que acharam dos filmes?
Os personagens estavam felizes ou tristes?
Era correto fazer os outros sofrerem?
Se eu estivesse no lugar destas pessoas agiria da mesma forma? Porque?
O projeto continuou em outro dia onde os alunos viram um documentário explicando o que é bulling , o que ele provoca e quais as consequências.
Claudia Fasolo - 5° ano - Nossa Senhora Aparecida.
Plano de trabalho da turma Pré A da EMEI Tio Móises
- Elas vão morar para sempre na escola?
- Como as corujas fizeram o buraco para o seu ninho?
- As corujas gostam de morar na escola.
Desenvolveremos está etapa do dia 22/05 a 02/06 e as questões serão investigadas através de:
- Pesquisas que os alunos levarão para resolver em casa com os pais.
- Entrevistas com funcionários da escola.
- Conversa com um biólogo.
- As corujas voam?
- O que elas comem?
Desenvolveremos está etapa do dia 05/06 a 16/06 e as questões serão investigadas através de:
- Pesquisas em livros em casa com os pais.
- Conversa com um biólogo.
- Entrevistas com os funcionários.
Por ser uma turma de crianças pequenas a ajuda dos pais será fundamental para o desenvolvimento do trabalho.
Letícia Friedrich Pré A - EMEI Tio Moisés 21/05
Plano de Trabalho Pré A - Como os peixes respiram embaixo da água?
Após separar as questões por semelhança, cada aluno sugeriu uma maneira de estudar, e me impressionou a sugestão da visita ao museu Ceclimar, vindo de uma criança que já havia visitado com outra professora.
Então nosso plano de trabalho ficou assim:
Questão
|
Como resolver
|
Período
|
* Os peixes vivem embaixo da água - Os
peixes Respiram embaixo da água - Como é a Respiração dos Peixes?
|
- Pesquisa na internet com a ajuda dos pais
- Pesquisa na biblioteca com a ajuda do professor
- Enquete com as outras turmas da escola.
|
22 de maio a 2 de junho.
|
* Alguns peixes vivem na
água e outros no rio - Qual a diferença dos peixes que vivem no mar e no rio?
- Como é a vida dos peixes em seus ambientes naturais? (separaram por
ambientes que os peixes habitam)
|
- Palestra de um biólogo
- Visita ao Museu Ceclimar
- Entrevista com professor de ciências da Escola.
|
05 de junho a 12 de junho.
|
Lucimar Gisele - Pré A Anexo CIEP
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirLetícia, Lucimar e Cláudia. Percebo que estão animadas com os projetos e estimulando os/as alunos/as ao pensamento, à reflexão, à elaboração e ampliação de conhecimentos.
ResponderExcluirA pedagogia de projetos, a pedagogia das perguntas e da busca de respostas possíveis causa estranhamento, pois não aprendemos a aprender dessa forma.
Nesse sentido, vocês são professoras que fazem a diferença, pois ensinam e promovem que seus alunos/as sejam pesquisadores/as, responsáveis por seus conhecimentos.
Gostei das estratégias pedagógicas adotadas, ou seja, ao não conseguirem fazer algo planejado, adotam outra possibilidade de trabalho e desenvolvimento da atividade.
Sublinho que a etapa da pesquisa, do aprofundamento das dúvidas e certezas é muito importante, a partir de diferentes fontes que propiciem aprofundar dados e informações sobre os temas em estudo.
Conforme as pesquisas forem acontecendo, vão sistematizando as informações em Mapas Conceituais elaborados com as turmas.
Abraços.