Um dia após a nossa aula presencial, quando eles me fizeram a pergunta, eu respondi com outra pergunta: O que vocês querem aprender hoje? E eles ficaram me olhando, pois não estão acostumados a serem indagados sobre o que vamos estudar. E continuei: A partir de hoje nós vamos estudar o que vocês quiserem, sobre o que vocês querem aprender? Muitos não souberam me responder até que uma menina disse que gostaria de aprender sobre a praia,e eu tornei a perguntar, mas o que você gostaria de saber sobre a praia? E ela não soube me responder. Então perguntei para eles o que havia na praia, e eles responderam, peixes, areia, mar, siri, caranguejo, camarão... E eu indaguei novamente: O que podemos aprender sobre tudo isto? e o silêncio tomou conta da sala.
Então continuei perguntado? o que vocês gostariam de saber sobre as coisas da praia, sobre o mar, sobre os peixes, a areia... Até que um menino me indagou: Profª como os peixinhos respiram debaixo da água? e outra menina disse: como eles não se afogam?
Então o interesse da turma voltou-se para a vida dos peixes embaixo da água. E assim eu descobri a minha questão: Como os peixes respiram embaixo da água?
Acredito que esta foi a escolha deles pela proximidade do município onde trabalho com o mar.
No trabalho com o PA não precisamos escolher apenas uma questão de pesquisa. Se você analisa bem as questões suscitadas pelos/as alunos/as elas guardam uma inter-relação entre si, com a questão ambiental, com as questões da praia, com as questões de um bioma específico a ser estudado. Você pode trabalhar com todas essas questões, pesquisando-as gradativamente, envolvendo os alunos de forma ativa, as famílias, usando diferentes fontes de pesquisa, atividades de coleta, saída de campo etc. a fim de aprofundar e construir aprendizagens de forma participativa.
ResponderExcluirAvante!
Abraços.