domingo, 16 de abril de 2017

Análise do Projeto de Aprendizagem




No IV semestre tivemos o primeiro contato de como criar um Projeto de Aprendizagem. 
 Com o objetivo de melhorar  a nossa prática pedagógica  e facilitando o processo de aprendizagens fazendo com que  pudéssemos pesquisar  um determinado assunto que  fosse do nosso interesse.  No meu ponto de  vista  acredito que o projeto  de aprendizagem  é mais significativo para o aluno, pois ele irá estudar, pesquisar sobre um assunto do interesse dele, mas para umas entidades  educacionais esse método ainda está muito distante, pois acreditam que  o professor  ainda precisa usar o o projeto de ensino onde ele traz  pronto o assunto a ser estudado sem dar a oportunidade  ao aluno de opinar.
No semestre passado criando um projeto de aprendizagem  por afinidade de conteúdo,  eu e minha colega Maíra se identificamos  com o tema: A música funciona  como terapia?
Mas,  durante  a pesquisa  a minha colega desistiu  do curso  de pedagogia do PEAD, onde  fiquei sozinha  no projeto ao longo de pesquisas se leituras realizadas percebi que o assunto estava muito amplo. Por isso mudei de projeto Por que as borboletas são coloridas?  foi um projeto mais prazeroso e sucinto pois tive a oportunidade  de ir em busca  das minhas dúvidas temporárias e certezas  provisórias. 
O Projeto de Aprendizagem ele leva em conta  o interesse, fazendo com que as aprendizagens se tormam mais significativas e prazerosas.Segundo o autor Antoni Zabala Viziellas os processos de aprendizagem se subdividem em vários segmentos, a saber: concepção construtivista da aprendizagem, que reúne uma série de princípios que permitem compreender a complexidade dos processos de ensino/aprendizagem e que se articulam em torno da atividade intelectual. ­
Aprendizado dos conteúdos segundo sua tipologia é a diferenciação dos conteúdos de aprendizagem segundo uma determinada tipologia que nos serve para identificar com mais precisão as intenções educativas.
Aprendizagem dos conteúdos factuais se entende pelo conhecimento dos fatos, acontecimentos, situações e fenômenos concretos e singulares: a idade de uma pessoa, a conquista de um território. O ensino está repleto de conteúdos factuais.
Aprendizagem dos conceitos e princípios são termos abstratos. Os conceitos se referem ao conjunto de fatos, objetos ou símbolos que têm características comuns, e os princípios se referem às mudanças que se produzem num fato, objeto ou situação em relação a outros fatos, objetos ou situações e que normalmente descrevem relações de causa-efeito.

Aprendizagem dos conteúdos procedimentais - inclui entre outras coisas a regras, as técnicas, os métodos, as destrezas ou habilidades, as estratégias, os procedimentos - é um conjunto de ações ordenadas e com um fim, quer dizer, dirigidas para a reação de um objetivo. Ler, desenhar, observar, calcular.
Para os Projetos de Aprendizagem os conteúdos serem significativos precisamos agrupá-los  em valores, atitudes e normas.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Parabéns pela análise e retomada do texto de Vidiella (2008) sobre os processos de aprendizagem.

    Quanto a experiência vivida no eixo IV do PEAD, será de grande valia ao desenvolvimento do PA com sua turma, pois você já pode desenvolver cada uma das metas do PA, avaliando cada etapa.

    Gostaria que você esclarecesse a afirmação "Para os Projetos de Aprendizagem os conteúdos serem significativos precisamos agrupá-los em valores, atitudes e normas".

    Abraços.

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