domingo, 16 de abril de 2017

Analisando os Projetos de Aprendizagens

No nosso semestre anterior, tivemos o primeiro contato com os projetos de aprendizagens. Pela primeira vez, fomos indagadas sobre o que queríamos aprender, e dentre inúmeras questões, me identifiquei com a seguinte: Como se explicam as afinidades? 
Por coincidência, minha amiga e colega Letícia também se identificou com a questão, e pela primeira vez tivemos a oportunidade de aprender sobre um assunto do nosso interesse.
Fizemos diversas pesquisas e enquetes, mas pelo que pude perceber, nossas fontes não eram primárias, e sobre o assunto não encontramos fontes fidedignas comprovadas, apenas blogs e sabedoria popular. Porém, a experiência foi muito válida, pois aprendemos como montar um projeto de aprendizagem, organizando as certezas e as dúvidas provisórias e as resolvendo-as através de estratégias escolhidas por nós.
Diferentemente dos projetos de ensino e de ação, os projetos de aprendizagens deixam os alunos livres para escolher o que pesquisar e como pesquisar, seguindo as suas necessidades.
Segundo Hernandes:
"O que não dizer, como a tradição da Escola ativa preconizou, partir dos "interesses dos alunos" e muito menos do que "gostariam de estudar ou saber". Seguir este caminho ao pé da letra significaria reduzir suas possibilidades como apêndices, limitar suas ulteriores aprendizagens do que "não sabem" que lhes possa interessar, e a contextualização do que conhecem de maneira parcial ou fragmentária."
Este é o grande diferencial dos projetos de aprendizagens, eles levam em conta os interesses e aprendizagens dos alunos, fazendo com que a aprendizagem se torne algo prazeroso e não massante.
Os projetos de Ensino por sua vez, são projetos em que o professor toma a frente impondo aos alunos os temas e questões a serem pesquisados.
Assim como os projetos de ação, que o professor traça ações para a resoluções das questões.

2 comentários:

  1. Com certeza o diferencial do projeto de aprendizagem é levar em conta o interesse do aluno assim sua vontade de pesquizar será de maior amplitude.

    ResponderExcluir
  2. Aproveitar os conhecimentos e as experiências já vividas pelo grupo no eixo IV do curso será de grande valia nesse momento.

    Como você avalia, com base na experiência prévia, na Meta 2 é muito importante refinar bem as fontes de pesquisa.

    Essa meta exige um trabalho focado na pesquisa, em torno às perguntas de investigação mapeadas na Meta 1. Para o aprofundamento das perguntas devem ser usadas diferentes fontes de pesquisa: as fontes secundárias livros, artigos, documentos), as fontes primárias (entrevistas com especialistas no assunto, pessoas e grupos relacionados diretamente com os temas), saídas de campo etc. todas aquelas "ações" que promovam uma boa coleta de informações, esclarecendo dúvidas e validando certezas.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Meta 4 e 5 - Como os peixes respiram embaixo da água

Meta 1: Questões de Pesquisa Objetivos: Levantar os temas de interesse e as questões de pesquisa dos/as alunos/as, a fim de desenvolver ...