Meta 1: Questões de Pesquisa
Objetivos:
Levantar os temas de interesse e as questões de pesquisa dos/as alunos/as, a fim de desenvolver um Projeto de Aprendizagem nas turmas (ou em espaços não escolares).
Período de Realização: Conversa informal no dia 16.04.2017
Descrição sobre o desenvolvimento da meta:
Este projeto de aprendizagem, foi desenvolvido com a turma de Pré A do Anexo das Escolas Municipais de Educação Infantil do município de Cidreira. Após a primeira aula presencial da interdisciplina comecei a indagar os interesses dos alunos através de perguntas, o que causou bastante estranhamento.Muitos não souberam me responder até que uma menina disse que gostaria de aprender sobre a praia,e eu tornei a perguntar, mas o que você gostaria de saber sobre a praia? E ela não soube me responder. Então perguntei para eles o que havia na praia, e eles responderam, peixes, areia, mar, siri, caranguejo, camarão... E eu indaguei novamente: O que podemos aprender sobre tudo isto? e o silêncio tomou conta da sala.
Então continuei perguntado? o que vocês gostariam de saber sobre as coisas da praia, sobre o mar, sobre os peixes, a areia... Até que um menino me indagou: Profª como os peixinhos respiram debaixo da água? e outra menina disse: como eles não se afogam?
Então o interesse da turma voltou-se para a vida dos peixes embaixo da água. E assim eu descobri a minha questão: Como os peixes respiram embaixo da água?
Acredito que esta foi a escolha deles pela proximidade do município onde trabalho com o mar.
Meta 2: Dúvidas e Certezas
Objetivos:
Elaborar um Inventário de Conhecimentos, contendo dúvidas a serem esclarecidas e certezas a serem validadas, mediante atividades de pesquisa e aprofundamento.
Período de Realização: 24.04.2014 a 12.05.2017
Descrição sobre o desenvolvimento da meta:
Após escolhermos o tema inicial, fizemos uma visita a praia, e então tornei a perguntá-los sobre o que sabiam sobre os peixes e assim levantei as dúvidas e certezas:
Certezas Provisórias:
-Os peixes vivem embaixo da água.
- Alguns peixes vivem na praia e outros no rio.
- Os peixes respiram embaixo da água.
E então surgiram as Dúvidas Temporárias:
- Como é a respiração dos peixes?
- Qual a diferença dos peixes que vivem no fundo do mar e no rio?
- Como é a vida dos peixes nos seus ambientes naturais?
- Alguns peixes vivem na praia e outros no rio.
- Os peixes respiram embaixo da água.
E então surgiram as Dúvidas Temporárias:
- Como é a respiração dos peixes?
- Qual a diferença dos peixes que vivem no fundo do mar e no rio?
- Como é a vida dos peixes nos seus ambientes naturais?
Após fazer o levantamento construímos juntos um plano de Ação, separando as questões por semelhança.
Questão
|
Como resolver
|
Período
|
* Os peixes vivem embaixo da água - Os peixes Respiram embaixo da água - Como é a Respiração dos Peixes?
|
- Pesquisa na internet com a ajuda dos pais
- Pesquisa na biblioteca com a ajuda do professor
- Enquete com as outras turmas da escola.
|
22 de maio a 2 de junho.
|
* Alguns peixes vivem na água e outros no rio - Qual a diferença dos peixes que vivem no mar e no rio? - Como é a vida dos peixes em seus ambientes naturais? (separaram por ambientes que os peixes habitam)
|
- Palestra de um biólogo
- Visita ao Museu Ceclimar
- Entrevista com professor de ciências da Escola.
|
05 de junho a 12 de junho.
|
Meta 3: Construção de um mapa conceitual
Objetivos:
Construir, com os/as alunos/as um Mapa Conceitual sobre um dos temas trabalhados no PA, ensinando-as a sintetizar e relacionar aprendizagens.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO 13.06.2017 a 19.06.2017
Devido ao mal tempo e a falta de frequência dos alunos, só consegui retomar o projeto nesta semana, mas quando propus aos alunos fazer um mapa das aprendizagens deles, o alvoroço foi geral. Muitos diziam é como um mapa do tesouro Profª? E eu respondi, sim é como um mapa do tesouro, mas sobre o que sabemos da vida dos peixes. Comecei desenhando um peixe no quadro, e eles iam me falando o que tinhámos que colocar, então ia desenhando. Foi uma atividade muito interessante, pois o entusiasmo das crianças tomou conta da aula. Todos adoraram fazer um "mapa do Tesouro" das suas aprendizagens.
Meta 4 – Plano de Ação
OBJETIVOS
Elaborar o Plano de Ação retomando todas as etapas/metas já desenvolvidas e as atividades por desenvolver, a fim de integralizar o planejamento e a execução do PA em um único documento
PERÍODO DE REALIZAÇÃO 19.06.2017 a 30.06.2017
Antes mesmo de fazer o mapa conceitual com os alunos já hávia elaborado um plano de ação com eles, porém não consegui cumprir os prazos com os alunos, devido a falta de colaboração dos pais, e muitos outros empecilhos que enfrentei durante o Projeto de aprendizagem. Este plano de trabalho foi feito com as crianças no dia 12.05.2017, mas para conseguir sanar a questão, tive que alterá-lo.
Questão 1:
Os peixes vivem embaixo da água - Os peixes Respiram embaixo da água - Como é a Respiração dos Peixes?
Período em que foi resolvida: 19.06.2017 a 23.06.2017
Como foi Resolvida?
Participação dos pais:
Em sala de aula fizemos um peixinho com prato descartável, e os alunos levaram para casa para fazer a pesquisa com os pais.
Os dias seguintes me entristeceram bastante, pois a grande maioria dos alunos não conseguia saber nada sobre a vida dos peixes, já que os pais não os ajudavam nas pesquisas, então busquei na internet alguns vídeos explicativos lúdicos para a resolução da questão.
Mostrei também o vídeo que a mãe do coleguinha Kauãm gravou, dele mostrando como os peixinhos do aquário dele respiram:
Assim descobrimos que os peixes respiram através das "guelras ou branquias" e que a baleia respira de um outro jeito, apesar de também morar embaixo da água.
E Surgiu mais uma dúvida: por que os peixinhos do Kauãm precisam de um aparelhinho para respirar no aquário?
Pesquisa na biblioteca da escola:
Como trabalho em um Anexo das Escolas Municipais de Educação Infantil, os recursos são escassos e não possuímos uma biblioteca que possa ser visitada, apenas alguns livros infantis que são distribuídos entre as salas. Então pegamos todos os livros, e tentamos achar algum que falasse de peixes, mas infelizmente não encontramos. Então pedi que eles trouxessem de casa imagens que pudessem ajudar na pesquisa, mas mais uma vez não obtive sucesso. Então peguei algumas imagens na internet e trouxe para a sala e as crianças puderam comprovar onde ficam e o que são as guelras ou Brãnquias dos peixes.
Após estas pesquisas, dividi a turma em 2 grupos e eles foram nas outras 4 turmas perguntando para os colegas se eles sabiam como os peixes respiram, a grande maioria achava que os peixem não respiravam, então eles explicavam que os peixes respiravam pelas branquias ou guelras e mostrando o cartaz confeccionado por eles.
Questão 2:
Alguns peixes vivem na água e outros no rio - Qual a diferença dos peixes que vivem no mar e no rio? - Como é a vida dos peixes em seus ambientes naturais?
Período em que foi resolvida: 26.06.2017 a 30.06.2017
Como foi resolvida?
Palestra de uma bióloga:
No dia 26 de Junho a Professora Andressa, esteve presente na nossa sala conversando de uma maneira muito lúdica com os alunos.
A professora, explicou que os peixes que vivem no rio (água doce) são menores e os peixes que vivem no mar (água Salgada) são maiores.
O aluno Samuel, perguntou se eles podiam trocar de "casa" e a professora explicou que não, porque cada peixe possui suas caracteristicas e não podem de adaptar em outro ambiente.
E o Aluno Kauã perguntou por que os peixinhos dele precisavam de um respirador para respirar no aquário, e a professora explicou que a água no mar e do rio são naturalmente oxigenadas, pois estão em constante movimento, já a água do aquário precisa de uma ajudinha para levar oxigênio aos peixinhos, para isto tem o respirador.
Visita ao Ceclimar:
Nosso município não autoriza a saída de escolares de dentro do município, mas mostrei o projeto para a supervisora das EMEIs, e ela me prometeu que conseguiria o transporte para o Projeto, porém somente após o recesso.
Então a saída de campo está marcada para assim que o recesso terminar. Decidi não desmarcar, mesmo tendo solucionado a questão com os alunos, pois acredito que eles possam adquirir novos conhecimentos neste passeio.
Mapa conceitual 2:
Após a visita da Bióloga, construimos em cartaz que está fixado na sala de aula, com o "Mapa do tesouro" das aprendizagens no projeto, ficou meui rabiscado, mas os desenhos foram feitos pelos alunos, então decidi não passar a limpo.
Ao concluir o mapa os alunos pediram para levar o mapa do tesouro para casa então fotografei e imprimi em uma folha para cada um levar para casa.
Conclusão:
É possivel sim fazer um projeto de aprendizagem que envolva as crianças e toda a comunidade escolar, porém na Educação infantil, onde as crianças dependem tanto de terceiros para buscar informações, isto se torna muito mais difícil, ainda mais em um anexo, que não possui uma diretora à frente para unir a comunidade escolar.
Após os alunos levarem o Mapa do tesouro das aprendizagens deles para casa, ouvi de alguns pais: _ Ah ele até veio me pedir ajuda, mas não tenho tempo para ajudar. _ Nossa como ele ficou encantado com as suas descobertas.
Apesar de todos os percalços que enfrentei, foi muito gratificante fazer o trabalho com os meus pequenos e ver eles se envolverem na aprendizagem.
Como trabalho em um Anexo das Escolas Municipais de Educação Infantil, os recursos são escassos e não possuímos uma biblioteca que possa ser visitada, apenas alguns livros infantis que são distribuídos entre as salas. Então pegamos todos os livros, e tentamos achar algum que falasse de peixes, mas infelizmente não encontramos. Então pedi que eles trouxessem de casa imagens que pudessem ajudar na pesquisa, mas mais uma vez não obtive sucesso. Então peguei algumas imagens na internet e trouxe para a sala e as crianças puderam comprovar onde ficam e o que são as guelras ou Brãnquias dos peixes.
Então construimos juntos um cartaz no qual continha um peixe e os alunos destacavam as branquias ou guelras com colagem.
Obs: Não tenho foto do cartaz, pois fiquei sem celular e não consegui registrar, mas os alunos adoraram executar o trabalho.
Enquete com as turmas da escola: Após estas pesquisas, dividi a turma em 2 grupos e eles foram nas outras 4 turmas perguntando para os colegas se eles sabiam como os peixes respiram, a grande maioria achava que os peixem não respiravam, então eles explicavam que os peixes respiravam pelas branquias ou guelras e mostrando o cartaz confeccionado por eles.
Questão 2:
Alguns peixes vivem na água e outros no rio - Qual a diferença dos peixes que vivem no mar e no rio? - Como é a vida dos peixes em seus ambientes naturais?
Período em que foi resolvida: 26.06.2017 a 30.06.2017
Como foi resolvida?
Palestra de uma bióloga:
No dia 26 de Junho a Professora Andressa, esteve presente na nossa sala conversando de uma maneira muito lúdica com os alunos.
Logo no inicio da conversa, a aluna Laura, mostrou que já sabia como os peixes respiram.
O aluno Samuel, perguntou se eles podiam trocar de "casa" e a professora explicou que não, porque cada peixe possui suas caracteristicas e não podem de adaptar em outro ambiente.
E o Aluno Kauã perguntou por que os peixinhos dele precisavam de um respirador para respirar no aquário, e a professora explicou que a água no mar e do rio são naturalmente oxigenadas, pois estão em constante movimento, já a água do aquário precisa de uma ajudinha para levar oxigênio aos peixinhos, para isto tem o respirador.
Visita ao Ceclimar:
Nosso município não autoriza a saída de escolares de dentro do município, mas mostrei o projeto para a supervisora das EMEIs, e ela me prometeu que conseguiria o transporte para o Projeto, porém somente após o recesso.
Então a saída de campo está marcada para assim que o recesso terminar. Decidi não desmarcar, mesmo tendo solucionado a questão com os alunos, pois acredito que eles possam adquirir novos conhecimentos neste passeio.
Mapa conceitual 2:
Após a visita da Bióloga, construimos em cartaz que está fixado na sala de aula, com o "Mapa do tesouro" das aprendizagens no projeto, ficou meui rabiscado, mas os desenhos foram feitos pelos alunos, então decidi não passar a limpo.
Ao concluir o mapa os alunos pediram para levar o mapa do tesouro para casa então fotografei e imprimi em uma folha para cada um levar para casa.
Conclusão:
É possivel sim fazer um projeto de aprendizagem que envolva as crianças e toda a comunidade escolar, porém na Educação infantil, onde as crianças dependem tanto de terceiros para buscar informações, isto se torna muito mais difícil, ainda mais em um anexo, que não possui uma diretora à frente para unir a comunidade escolar.
Após os alunos levarem o Mapa do tesouro das aprendizagens deles para casa, ouvi de alguns pais: _ Ah ele até veio me pedir ajuda, mas não tenho tempo para ajudar. _ Nossa como ele ficou encantado com as suas descobertas.
Apesar de todos os percalços que enfrentei, foi muito gratificante fazer o trabalho com os meus pequenos e ver eles se envolverem na aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário