domingo, 30 de abril de 2017

DÚVIDAS E CERTEZAS

DÚVIDAS PROVISÓRIAS:
  • ·        O QUE É BULLYNG?
  • ·        PORQUE AS PESSOAS FAZEM O BULLYNG?
  • ·        PORQUE AS PESSOAS SOFREM TANTO COM O BULLYNG?


CERTEZAS:

  • ·        O BULLYNG FAZ MUITO MAL AS PESSOAS
  • ·        TEMOS QUE AJUDAR QUEM SOFRE DO BULLYNG

Qual a importância do trabalho com projetos para a aprendizagem do aluno?

Qual a importância do trabalho com projetos para a aprendizagem do aluno?

  Na medida em que o assunto a ser estudado tem um significado especial para o aluno, ou seja, parte de seu interesse, de sua vontade/necessidade de aprender sobre tal assunto, o aluno sente-se motivado a ir em busca dessa aprendizagem.
 - Valorizar a participação do aluno no processo de ensino aprendizagem, tornando-o agente e responsável pela busca e desenvolvimento da aprendizagem.
 - Partir de situações reais, contextualizadas, que interessam de fato aos alunos.
- As ações e conhecimentos que precisam ser desenvolvidos são discutidos e planejados entre os professores e os alunos.

 - Aprender a fazer planejamento, rever suas ideias, analisar dados, fazer registros e tomar decisões. Trabalhar com projetos possibilita o desenvolvimento de diferentes competências.
- “Trabalhar por projetos possibilita ao aluno desenvolver diferentes competências, a escola transforma-se num espaço vivo de interações, aberto ao real e às suas múltiplas dimensões. Nesse novo entendimento, aprender deixa de ser memorizar e, ensinar já não é apenas transmitir conteúdos aleatórios.”
- Ter o objetivo do projeto compartilhado por todos os envolvidos, possibilita tornar o aluno autor, agente do seu processo de aprendizagem. Desta forma todos têm tarefas e responsabilidades que se desenvolverão durante todas as etapas de desenvolvimento do projeto. Assim “ (...)A aprendizagem se dá durante todo o processo e não envolve apenas conteúdos. Aprendemos a conviver, a negociar, a nos posicionar, a buscar e selecionar informações e a registrar tudo isso.”

Quais as etapas fundamentais no desenvolvimento de um projeto?

Quais as etapas fundamentais no desenvolvimento de um projeto?

Certezas Provisórias:

- Escolha do tema.
- Levantamento do conhecimento prévio dos alunos acerca do tema escolhido.
- Listagem de assuntos a serem pesquisados.
- Desenvolvimento da pesquisa.
- Apresentação da pesquisa.
- Avaliação do trabalho.

ETAPAS
- Escolha do tema a ser pesquisado.
- Planejamento: Nesta etapa o professor (orientador) desafia os alunos a pensarem sobre o planejamento do trabalho a ser desenvolvido.
- Execução: Desenvolvimento do planejamento por parte do aluno e ao professor cabe organizar o ambiente de trabalho, selecionar materiais, articular as aprendizagens dos alunos e integrar conteúdos e áreas.
- Aprimoramento do trabalho: Melhorar a qualidade do trabalho que está sendo desenvolvido através de discussões com o grupo.
- Apresentação: Exposição do conhecimento construído acerca do tema pesquisado.
- Avaliação: A partir de debate entre os alunos, avaliar o trabalho desenvolvido e, depois, fazer uma autoavaliação. 
- As etapas são: problemática, temática, justificativa, fundamentação teórica, objetivo geral, objetivos específicos, metodologia, conteúdos, público alvo, cronograma, avaliação, referências bibliográficas. 


MAPEANDO A TURMA

MAPEANDO A TURMA
    O projeto de aprendizagem será realizado com o 5° ano da E. E. E. Médio Nossa Senhora Aparecida de Tramandaí com alunos de 9 a 11 anos.
   Iniciei o projeto perguntando aos alunos sobre o que eles teriam muita curiosidade em saber, porém de imediato, acredito que por não estarem acostumados, não conseguiram responder. Assim peguei as revistas de Ciências da biblioteca, que são bem interessantes e falam sobre varias curiosidades e eles começaram a entender melhor a proposta e colocaram em debate várias questões porém uma das mais questionadas foi : Porque existe  o Bullying?, O que é Camada de ozônio? Porque não vemos o ar? Entre outras e o mais votado entre eles foi a questão do Bullyng?

    Acredito que a turma acabou escolhendo este tema porque a turma  tem problemas de relacionamento e de certa forma acabam passando por esta situação. 

Dúvidas Provisórias e Certezas Temporárias

  Durante essa semana indaguei  meus alunos da Pré - Escola sobre o nosso projeto de Aprendizagem. Por que a água do mar é salgada?
       Dúvidas  Provisórias
-  Por que  só a água do mar é salgada?
- Da onde  vem  o sal que salga  a água do mar?
- Sal da água do mar  pode ser usado para salgar  a nossa comida?
     Certezas  Temporárias
- Não  pode ser consumida  em in- natura.
- A água  do mar é salgada.

Pesquisando as dúvidas Provisórias e as certezas temporárias

Após escolhermos o tema Como os peixes respiram embaixo da água comecei a indagar os alunos o que eles sabiam sobre este assunto e surgiram as seguintes Certezas Provisórias:
- Os peixes vivem embaixo da água.
- Alguns peixes vivem na praia e outros no rio.
- Os peixes respiram embaixo da água.
E então surgiram as Dúvidas Temporárias:
- Como é a respiração dos peixes?
- Qual a diferença dos peixes que vivem no fundo do mar e no rio?
- Como é a vida dos peixes nos seus ambientes naturais?

Dúvidas e Certezas

Inventário do conhecimento prévio do Pré A da EMEI Tio Móises -  Professora Letícia Friedrich

Dúvidas Temporárias
  • As corujas voam?
  •  O que as corujas comem?
  •  Como as corujas fizeram o buraco para o seu ninho?
  •  Elas vão morar para sempre na escola?
Certezas Provisórias
  • As corujas gostam de morar na escola.

domingo, 16 de abril de 2017

MAPEANDO A TURMA


                           MAPEANDO A TURMA

    O projeto de aprendizagem será realizado com o 5° ano da E. E. E. Médio Nossa Senhora Aparecida de Tramandaí com alunos de 9 a 11 anos.
   Iniciei o projeto perguntando aos alunos sobre o que eles teriam muita curiosidade em saber, porém de imediato, acredito que por não estarem acostumados, não conseguiram responder. Assim peguei as revistas de Ciências da biblioteca, que são bem interessantes e falam sobre varias curiosidades e eles começaram a entender melhor a proposta e colocaram em debate várias questões porém uma das mais questionadas foi : Porque existe  o Bullying?, O que é Camada de ozônio? Porque não vemos o ar? Entre outras e o mais votado entre eles foi a questão do BullyIng?
    Acredito que a turma acabou escolhendo este tema porque a turma  tem problemas de relacionamento e de certa forma acabam passando por esta situação. 



MAPEANDO A TURMA - QUESTÃO DE INVESTIGAÇÃO

Este Projeto de Aprendizagem  será realizado com a turma de Pré-A que tem 15 alunos  com a faixa etária  de 4 e 5 anos na EMEI Peixinho Dourado da cidade litorânea  de Imbé.
Depois da proposta  recebida  pela Interdisciplina Projeto Politico Pedagógico em Ação,comecei a observar  as perguntas  que  os alunos faziam durante as aulas, fazendo o registros dos mesmos  por exemplo  numa  roda de música  surgiu  a seguinte pergunta; Os passarinhos cantam ou assobiam?
Mas  um dia durante a realização de um jogo pedagógico  sobre o fundo do mar surgiu a pergunta; Por que a água do mar é salgada? Todos começaram  a interagir com aquela  pergunta dando suas opiniões, ao longo dessa assunto percebi que para alguns não havia despertado  essa interesse ainda. Esse assunto dias após  ainda estava mexendo com eles.
Sendo um professor reflexivo a  questão de investigação para o nosso Projeto de Aprendizagem irá ser ; Por que a água do mar é salgada?

Disparando as perguntas e mapeando a turma

Todos os dias quando chego na minha turminha de Pré A, alguns alunos sempre me perguntam: O que nós vamos fazer hoje profª?
Um dia após a nossa aula presencial, quando eles me fizeram a pergunta, eu respondi com outra pergunta: O que vocês querem aprender hoje? E eles ficaram me olhando, pois não estão acostumados a serem indagados sobre o que vamos estudar. E continuei: A partir de hoje nós vamos estudar o que vocês quiserem, sobre o que vocês querem aprender? Muitos não souberam me responder até que uma menina disse que gostaria de aprender sobre a praia,e eu tornei a perguntar, mas o que você gostaria de saber sobre a praia? E ela não soube me responder. Então perguntei para eles o que havia na praia, e eles responderam, peixes, areia, mar, siri, caranguejo, camarão... E eu indaguei novamente: O que podemos aprender sobre tudo isto? e o silêncio tomou conta da sala.
Então continuei perguntado? o que vocês gostariam de saber sobre as coisas da praia, sobre o mar, sobre os peixes, a areia... Até que um menino me indagou: Profª como os peixinhos respiram debaixo da água? e outra menina disse: como eles não se afogam? 
Então o interesse da turma voltou-se para a vida dos peixes embaixo da água. E assim eu descobri a minha questão: Como os peixes respiram embaixo da água?
Acredito que esta foi a escolha deles pela proximidade do município onde trabalho com o mar.

Mapeando a turma e a questão de investigação

Este projeto de aprendizagem será feito numa turma de Pré A que tem 26 alunos, com idades entre 4 e 5 anos na EMEI Tio Moisés na praia de Cidreira. Comecei perguntando sobre o que eles gostariam de aprender, ao qual não obtive sucesso, ficaram todos se olhando sem saber o que responder, para decidirmos sobre qual seria a nossa investigação achei melhor  disparar a pergunta "O que queremos saber da nossa escola?", através desse questionamento surgiram algumas perguntas, como: Por que estragou a gangorra?, Por que a escola fica com o portão chaveado?, Por que as corujas vieram morar na nossa escola? e a questão de investigação definida pela turma, com o voto da maioria foi " Por que as corujas vieram morar no pátio da escola?" 
Na EMEI moram um casal de corujas e seus dois filhotes, as crianças adoram olhá-las, e querem saber muito sobre está família que escolheu nossa escola para ser o seu lar.

Projetos de Aprendizagem, Ação e Ensino

Retomando o projeto de aprendizagem feito no semestre anterior entendi a importância da questão de investigação, pois pesquisar através das nossas incertezas e querendo saber mais sobre o que nos instiga nos leva a uma aprendizagem mais gratificante. Através dos projetos de pesquisa não somos apenas aprendizes, nos tornamos os solucionadores da questão da pesquisa, decidimos como vamos aprender, damos nossas opiniões e falamos de nossa bagagem cultural. 
Para organizarmos um projeto de aprendizagem partimos de uma questão de investigação e, através desta começamos a pesquisa nos indagando sobre o que temos certeza sobre o assunto e as dúvidas. Devemos utilizar várias metodologias para resolver a questão, como entrevistas, enquetes e pesquisas.
No projeto de aprendizagem é o aluno que busca aprender através de sua questão de investigação, elaborando a maneira que esta aprendizagem acontecerá.
No projeto de ensino mesmo trabalhando a realidade do aluno é o professor quem decide como e de que maneira vai trabalhar  o conteúdo com seus alunos.
No projeto em ação o professor define a questão que irá ser investigada e os alunos definem como resolverão essa questão, sendo orientados pelo professor.

Análise do Projeto de Aprendizagem




No IV semestre tivemos o primeiro contato de como criar um Projeto de Aprendizagem. 
 Com o objetivo de melhorar  a nossa prática pedagógica  e facilitando o processo de aprendizagens fazendo com que  pudéssemos pesquisar  um determinado assunto que  fosse do nosso interesse.  No meu ponto de  vista  acredito que o projeto  de aprendizagem  é mais significativo para o aluno, pois ele irá estudar, pesquisar sobre um assunto do interesse dele, mas para umas entidades  educacionais esse método ainda está muito distante, pois acreditam que  o professor  ainda precisa usar o o projeto de ensino onde ele traz  pronto o assunto a ser estudado sem dar a oportunidade  ao aluno de opinar.
No semestre passado criando um projeto de aprendizagem  por afinidade de conteúdo,  eu e minha colega Maíra se identificamos  com o tema: A música funciona  como terapia?
Mas,  durante  a pesquisa  a minha colega desistiu  do curso  de pedagogia do PEAD, onde  fiquei sozinha  no projeto ao longo de pesquisas se leituras realizadas percebi que o assunto estava muito amplo. Por isso mudei de projeto Por que as borboletas são coloridas?  foi um projeto mais prazeroso e sucinto pois tive a oportunidade  de ir em busca  das minhas dúvidas temporárias e certezas  provisórias. 
O Projeto de Aprendizagem ele leva em conta  o interesse, fazendo com que as aprendizagens se tormam mais significativas e prazerosas.Segundo o autor Antoni Zabala Viziellas os processos de aprendizagem se subdividem em vários segmentos, a saber: concepção construtivista da aprendizagem, que reúne uma série de princípios que permitem compreender a complexidade dos processos de ensino/aprendizagem e que se articulam em torno da atividade intelectual. ­
Aprendizado dos conteúdos segundo sua tipologia é a diferenciação dos conteúdos de aprendizagem segundo uma determinada tipologia que nos serve para identificar com mais precisão as intenções educativas.
Aprendizagem dos conteúdos factuais se entende pelo conhecimento dos fatos, acontecimentos, situações e fenômenos concretos e singulares: a idade de uma pessoa, a conquista de um território. O ensino está repleto de conteúdos factuais.
Aprendizagem dos conceitos e princípios são termos abstratos. Os conceitos se referem ao conjunto de fatos, objetos ou símbolos que têm características comuns, e os princípios se referem às mudanças que se produzem num fato, objeto ou situação em relação a outros fatos, objetos ou situações e que normalmente descrevem relações de causa-efeito.

Aprendizagem dos conteúdos procedimentais - inclui entre outras coisas a regras, as técnicas, os métodos, as destrezas ou habilidades, as estratégias, os procedimentos - é um conjunto de ações ordenadas e com um fim, quer dizer, dirigidas para a reação de um objetivo. Ler, desenhar, observar, calcular.
Para os Projetos de Aprendizagem os conteúdos serem significativos precisamos agrupá-los  em valores, atitudes e normas.

Analisando os Projetos de Aprendizagens

No nosso semestre anterior, tivemos o primeiro contato com os projetos de aprendizagens. Pela primeira vez, fomos indagadas sobre o que queríamos aprender, e dentre inúmeras questões, me identifiquei com a seguinte: Como se explicam as afinidades? 
Por coincidência, minha amiga e colega Letícia também se identificou com a questão, e pela primeira vez tivemos a oportunidade de aprender sobre um assunto do nosso interesse.
Fizemos diversas pesquisas e enquetes, mas pelo que pude perceber, nossas fontes não eram primárias, e sobre o assunto não encontramos fontes fidedignas comprovadas, apenas blogs e sabedoria popular. Porém, a experiência foi muito válida, pois aprendemos como montar um projeto de aprendizagem, organizando as certezas e as dúvidas provisórias e as resolvendo-as através de estratégias escolhidas por nós.
Diferentemente dos projetos de ensino e de ação, os projetos de aprendizagens deixam os alunos livres para escolher o que pesquisar e como pesquisar, seguindo as suas necessidades.
Segundo Hernandes:
"O que não dizer, como a tradição da Escola ativa preconizou, partir dos "interesses dos alunos" e muito menos do que "gostariam de estudar ou saber". Seguir este caminho ao pé da letra significaria reduzir suas possibilidades como apêndices, limitar suas ulteriores aprendizagens do que "não sabem" que lhes possa interessar, e a contextualização do que conhecem de maneira parcial ou fragmentária."
Este é o grande diferencial dos projetos de aprendizagens, eles levam em conta os interesses e aprendizagens dos alunos, fazendo com que a aprendizagem se torne algo prazeroso e não massante.
Os projetos de Ensino por sua vez, são projetos em que o professor toma a frente impondo aos alunos os temas e questões a serem pesquisados.
Assim como os projetos de ação, que o professor traça ações para a resoluções das questões.

Projeto de aprendizagem

Projeto de aprendizagem
    Antoni Zabala Vidiellas nos esclarece que as relações e a forma de vincular os diferentes conteúdos de aprendizagem de uma unidade didática é o que denominamos organização de conteúdos, esses conteúdos geralmente são apresentados separadamente em aula, porém possuem mais potencialidade de uso e de compreensão quando são relacionados entre si.
     Os estudos e práticas sobre os conteúdos disciplinares vêm comprovando que estabelecer relações entre os diversos conteúdos vem desenvolvendo de forma mais intensa e crítica do aluno.
      Concordo que a organização dos conteúdos não é um tema menor, ela responde ao que se quer alcançar na educação, ao protagonismo do aluno como sujeito ativo na construção do conhecimento facilitando a construção.
    Todo professor deve levar em conta: a situação da realidade, questões ou curiosidades, instrumentos disciplinares, formalização, aplicação a outras situações e a revisão integradora.

    Assim, não devemos seguir ao pé da letra um método globalizado ou outro qualquer, devemos integrar o conhecimento a situação do aluno, partir da sua realidade e de sua curiosidade do mundo em que vive fazendo com que compreenda a sociedade e participe nela construtivamente.

Qual a diferença entre projeto de ensino e projeto de aprendizagem?

Certezas Provisórias 
Aprendizagem por projeto:

·         Parte do interesse, da curiosidade dos alunos.
·         Considera o conhecimento prévio da realidade vivida pelo aluno sobre o tema.
·         Atende os interesses e necessidades.
·         Regras definidas entre professor e aluno.
·         Apropriação do conhecimento específico.
·         O aluno constrói o conhecimento.
·         Dúvidas partem dos alunos.
·         Aluno interessado a buscar a resposta.
·         Motivação intrínseca do aluno.
·         Aluno se sente desafiado.
·         Tema e assunto têm significado para o aluno.
·         Elaborado pelo grupo, consenso de alunos e professores.
·         O professor é orientador e o aluno é agente.

Ensino por projetos:

·         O projeto parte do professor.
·         Atende o currículo.
·         Os objetivos são   pré-determinados pelo professor.
·         O professor transmite conhecimento.
·         O aluno não participa da escolha do tema, não toma  decisões.
·         Formulação de questões pelo autor do projeto.
·         Regras definidas pelo professor.
·         Transmite conhecimento.
·         O professor é o agente e o aluno é o receptor


Meta 4 e 5 - Como os peixes respiram embaixo da água

Meta 1: Questões de Pesquisa Objetivos: Levantar os temas de interesse e as questões de pesquisa dos/as alunos/as, a fim de desenvolver ...