quinta-feira, 20 de julho de 2017

Metas 4 e 5 - As corujas da EMEI Tio Moisés




Meta 1 - Questões de Pesquisa
OBJETIVOS
Levantar os temas de interesse e as questões de pesquisa dos/as alunos/as, a fim de desenvolver um Projeto de Aprendizagem nas turmas (ou em espaços não escolares).
PERÍODO DE REALIZAÇÃO 10/04 a 20/04/2017
DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META
Este projeto de aprendizagem foi feito numa turma de Pré A que tem 26 alunos, com idades entre 4 e 5 anos na EMEI Tio Moisés na praia de Cidreira. Comecei perguntando sobre o que eles gostariam de aprender, ao qual não obtive sucesso, ficaram todos se olhando sem saber o que responder, para decidirmos sobre qual seria a nossa investigação achei melhor  disparar a pergunta "O que queremos saber da nossa escola?", através desse questionamento surgiram algumas perguntas, como: Por que estragou a gangorra?, Por que a escola fica com o portão chaveado?, Por que as corujas vieram morar na nossa escola? e a questão de investigação definida pela turma, com o voto da maioria foi " Por que as corujas vieram morar no pátio da escola?" 
Na EMEI moram um casal de corujas e seus dois filhotes, as crianças adoram olhá-las, e querem saber muito sobre está família que escolheu nossa escola para ser o seu lar.

ATIVIDADES REALIZADAS
Nossa curiosidade sobre as corujas começou quando íamos brincar na pracinha e víamos aquele casal de corujinhas nos observando, então resolvemos saber mais sobre elas. O primeiro passo foi fazer uma visita para as moradoras ilustres de nossa escola.

Meta 2 - Dúvidas e Certezas

OBJETIVOS
Elaborar um Inventário de Conhecimentos, contendo dúvidas a serem esclarecidas e certezas a serem validadas, mediante atividades de pesquisa e aprofundamento.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO 24/04 a 28/04/2017

DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META

Após a visita ao buraco das corujas eu perguntei para os alunos o que podíamos estudar junto, e através de desenhos agrupei as dúvidas e as certezas provisórias.
  • Elas vão morar para sempre na escola?  
  • Como as corujas fizeram o buraco para o seu ninho?
  • As corujas gostam de morar na escola.
Estas questões serão solucionadas através de entrevistas e pesquisas na internet.
  • As corujas voam? 
  • O que elas comem?
Um biólogo virá na escola para solucionarmos estás questões.

Meta 3 – Mapa Conceitual

OBJETIVOS
Construir, com os/as alunos/as um Mapa Conceitual sobre um dos temas trabalhados no PA, ensinando-as a sintetizar e relacionar aprendizagens.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO 15/05 a 19/05/2017

DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META
Construímos um mapas inicial sobre as questões que erem investigadas para sabermos mais sobre a corujas.

Meta 4 – Plano de Ação

OBJETIVOS
Elaborar o Plano de Ação retomando todas as etapas/metas já desenvolvidas e as atividades por desenvolver, a fim de integralizar o planejamento e a execução do PA em um único documento

PERÍODO DE REALIZAÇÃO 22/05 a 16/06/2017

DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META
  • Elas vão morar para sempre na escola? 
  • Como as corujas fizeram o buraco para o seu ninho?
  • As corujas gostam de morar na escola.
Desenvolveremos está etapa do dia 22/05 a 02/06 e as questões serão investigadas através de:
  1. Pesquisas que os alunos levarão para resolver em casa com os pais.
  2. Entrevistas com funcionários da escola.
  3. Conversa com um biólogo.
  • As corujas voam? 
  • O que elas comem?
Desenvolveremos está etapa do dia 05/06 a 16/06 e as questões serão investigadas através de:
  1. Pesquisas em livros e.m casa com os pais.
  2. Conversa com um biólogo.
  3. Entrevistas com os funcionários.
Por ser uma turma de crianças pequenas a ajuda dos pais será fundamental para o desenvolvimento do trabalho

ATIVIDADES REALIZADAS
Para mostrar a alegria que estávamos em conhecer mais sobre as corujas levamos uma pesquisa para fazer com os pais em casa.


Com as entrevistas as crianças contaram o que sabiam para os pais e os pais o que eles sabiam sobre as corujas da escola e sobre outras corujas, a professora leu para todos o que cada família escreveu e conversamos sobre as descobertas.

Pintamos e desenhamos muitas corujas e descobrimos que elas gostam de comer insetos e minhocas.



A professora Elizabeth veio na nossa escola para falar sobre a pesquisa que ela fez sobre as corujas, neste dia aprendemos que as corujas fizeram o buraco para morar com as patas e o bico e que elas são conhecidas como corujas-buraqueiras, pois adoram morar em buracos. As corujas voam e atacam quem ameaça perigo.


 


Com está pesquisa tivemos a certeza que as corujinhas adoram morar na escola, elas já estão aqui há 4 anos e em toda primavera nascem seus filhotes. Depois de alguns meses eles crescem e vão embora e os seus pais, mais conhecidos como Margarida e Joaquim permanecem aqui. Acreditamos que elas sempre vão morar em nossa escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meta 4 e 5 - Como os peixes respiram embaixo da água

Meta 1: Questões de Pesquisa Objetivos: Levantar os temas de interesse e as questões de pesquisa dos/as alunos/as, a fim de desenvolver ...