Meta 1 - Questões de Pesquisa
OBJETIVOS
Levantar os temas de
interesse e as questões de pesquisa dos/as alunos/as, a fim de desenvolver um
Projeto de Aprendizagem nas turmas (ou em espaços não escolares).
PERÍODO DE REALIZAÇÃO 10/04 a 20/04/2017
DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META
Este projeto de aprendizagem foi
feito numa turma de Pré A que tem 26 alunos, com idades entre 4 e 5 anos na
EMEI Tio Moisés na praia de Cidreira. Comecei perguntando sobre o que eles
gostariam de aprender, ao qual não obtive sucesso, ficaram todos se olhando sem
saber o que responder, para decidirmos sobre qual seria a nossa investigação
achei melhor disparar a pergunta "O que queremos saber da nossa
escola?", através desse questionamento surgiram algumas perguntas, como:
Por que estragou a gangorra?, Por que a escola fica com o portão chaveado?, Por
que as corujas vieram morar na nossa escola? e a questão de investigação
definida pela turma, com o voto da maioria foi " Por que as corujas vieram
morar no pátio da escola?"
Na EMEI moram um casal de corujas e
seus dois filhotes, as crianças adoram olhá-las, e querem saber muito sobre
está família que escolheu nossa escola para ser o seu lar.
ATIVIDADES REALIZADAS
Nossa curiosidade sobre as
corujas começou quando íamos brincar na pracinha e víamos aquele casal de
corujinhas nos observando, então resolvemos saber mais sobre elas. O primeiro
passo foi fazer uma visita para as moradoras ilustres de nossa escola.
Meta 2 - Dúvidas e Certezas
OBJETIVOS
Elaborar um
Inventário de Conhecimentos, contendo dúvidas a serem esclarecidas e certezas a
serem validadas, mediante atividades de pesquisa e aprofundamento.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO 24/04 a 28/04/2017
DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META
Após a visita ao buraco das corujas eu perguntei para os alunos o que podíamos estudar junto, e através de desenhos agrupei as dúvidas e as certezas provisórias.
- Elas vão morar para sempre na escola?
- Como as corujas fizeram o buraco para o seu ninho?
- As corujas gostam de morar na escola.
Estas questões serão solucionadas através de entrevistas e pesquisas na internet.
- As corujas voam?
- O que elas comem?
Um biólogo virá na escola para solucionarmos estás questões.
Meta 3 – Mapa Conceitual
OBJETIVOS
Construir, com os/as
alunos/as um Mapa Conceitual sobre um dos temas trabalhados no PA, ensinando-as
a sintetizar e relacionar aprendizagens.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO 15/05 a 19/05/2017
DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META
Construímos um mapas inicial sobre as questões que erem investigadas para sabermos mais sobre a corujas.
Meta 4 – Plano de Ação
OBJETIVOS
Elaborar o Plano de Ação retomando todas as etapas/metas já
desenvolvidas e as atividades por desenvolver, a fim de integralizar o
planejamento e a execução do PA em um único documento
PERÍODO DE REALIZAÇÃO 22/05 a 16/06/2017
DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META
- Elas vão morar para sempre na escola?
- Como as corujas fizeram o buraco para o seu ninho?
- As corujas gostam de morar na escola.
Desenvolveremos está etapa do dia 22/05 a 02/06 e as questões serão investigadas através de:
- Pesquisas que os alunos levarão para resolver em casa com os pais.
- Entrevistas com funcionários da escola.
- Conversa com um biólogo.
- As corujas voam?
- O que elas comem?
Desenvolveremos está etapa do dia 05/06 a 16/06 e as questões serão investigadas através de:
- Pesquisas em livros e.m casa com os pais.
- Conversa com um biólogo.
- Entrevistas com os funcionários.
Por ser uma turma de crianças pequenas a ajuda dos pais será fundamental para o desenvolvimento do trabalho
ATIVIDADES REALIZADAS
Para mostrar a alegria que
estávamos em conhecer mais sobre as corujas levamos uma pesquisa para fazer com
os pais em casa.
Com as entrevistas as crianças contaram o que sabiam para os pais e os pais o que eles sabiam sobre as corujas da escola e sobre outras corujas, a professora leu para todos o que cada família escreveu e conversamos sobre as descobertas.
Pintamos
e desenhamos muitas corujas e descobrimos que elas gostam de comer insetos e
minhocas.
A professora Elizabeth veio na nossa escola para falar sobre
a pesquisa que ela fez sobre as corujas, neste dia aprendemos que as corujas
fizeram o buraco para morar com as patas e o bico e que elas são conhecidas
como corujas-buraqueiras, pois adoram morar em buracos. As corujas voam e
atacam quem ameaça perigo.

Com está pesquisa tivemos a certeza que as corujinhas adoram
morar na escola, elas já estão aqui há 4 anos e em toda primavera nascem seus
filhotes. Depois de alguns meses eles crescem e vão embora e os seus pais, mais
conhecidos como Margarida e Joaquim permanecem aqui. Acreditamos que elas
sempre vão morar em nossa escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário