O Projeto de
Aprendizagem foi desenvolvido com a
turma de 15 crianças da Pré- Escola, com
a questão de investigação Por que a água do mar é salgada?
- Como foi
descoberto a questão de investigação?
Depois da proposta recebida pela Interdisciplina Projeto Politico Pedagógico em Ação, comecei a observar as perguntas que os alunos faziam durante as aulas, fazendo o registros das mesmas.
Mas um dia durante a realização de um jogo pedagógico sobre o fundo do mar surgiu a pergunta; Por que a água do mar é salgada? Todos começaram a interagir com aquela pergunta dando suas opiniões. Esse assunto dias após ainda estava mexendo com eles, percebendo o empolgação dos alunos ficou claro qual seria a
questão de investigação para o nosso Projeto de Aprendizagem. Por que a água do mar é salgada?
Depois da proposta recebida pela Interdisciplina Projeto Politico Pedagógico em Ação, comecei a observar as perguntas que os alunos faziam durante as aulas, fazendo o registros das mesmas.
Mas um dia durante a realização de um jogo pedagógico sobre o fundo do mar surgiu a pergunta; Por que a água do mar é salgada? Todos começaram a interagir com aquela pergunta dando suas opiniões. Esse assunto dias após ainda estava mexendo com eles, percebendo o empolgação dos alunos ficou claro qual seria a
questão de investigação para o nosso Projeto de Aprendizagem. Por que a água do mar é salgada?
- Quais foram as certezas provisórias e as dúvidas temporárias?
Dúvidas Provisórias
- Por que só a água do mar é salgada?
- Da onde vem o sal que salga a água do mar?
- Sal da água do mar pode ser usado para salgar a nossa comida?
Certezas Temporárias
- Não pode ser consumida em in- natura.
- A água do mar é salgada.
- Por que só a água do mar é salgada?
- Da onde vem o sal que salga a água do mar?
- Sal da água do mar pode ser usado para salgar a nossa comida?
Certezas Temporárias
- Não pode ser consumida em in- natura.
- A água do mar é salgada.
Depois ter
descoberto a nossa questão de investigação, partimos para as dúvidas provisórias
e a certezas temporárias, a atividade
foi realizada a partir dos conhecimentos prévios do alunos sobre o tema.
Plano
de ação;
QUESTÃO
|
COMO RESOLVER
|
PERÍODO
|
* Da onde vem o
sal que salga a água do nosso mar?
|
*Pesquisa
na internet com ajuda dos pais;
*Pesquisa em
livros e revistas;
|
25/05
a 02/06
|
*Sal encontrado
na água do mar pode ser usado para salgar a nossa comida?
|
Enquete com
o corpo docente da escola;
|
02/06 a 05/06
|
*Por que a água
do mar é salgada ?
|
Palestra com um
Oceanologo;
|
08/06 a 12/06
|
O plano
de ação foi elaborado juntamente com a minha colega de sala de aula, onde
levamos em conta vários aspectos importantes,
primeiramente a realidade social da turma, muitos matérias de
pesquisa como livros, revistas vídeos da
internet foram gravados em Pen drive pra nós passarmos para a turma, pois a
grande maioria dos alunos não teria acesso
a esses materiais, sendo assim o nosso Projeto de Aprendizagem não teria
significado nenhum para alguns de nossos
alunos.
*Já a nossa
primeira questão de pesquisa, foi realizada com ajuda dos pais, livros,
revistas e também com pesquisas de vídeos na internet sobre o assunto. A proposta foi realizada dentro do tempo
programado. A turma interagiu bastante sobre a questão de investigação da onde
vem o sal que salga o nosso mar, eles ficaram encantados com os vídeos
apresentados por nós professores e alguns pais também enviaram em pen drive ou
por escrito o nome do site de matérias sobre o assunto, a manipulação de revistas
e livros também auxiliou e muito na aprendizagem e no desenvolvimento da nossa
pesquisa. Foi uma semana de muitas
descobertas , desempenho, dedicação e aprendizagens significativas.
*A nossa
segunda questão de investigação – O sal encontrado na água do mar pode ser usado
para salgar o nossa comida ?
Para dar
inicio a essa atividade foi realizado uma experiência com água e sal,
primeiramente os alunos tomaram um pouco de água normal, após acrescentamos no
nosso copo, um pouco de sal de cozinha e experimentaram novamente. Cada um
relatou o que havia sentido. Foi uma
atividade divertida para eles, a grande maioria
nunca tinha tomada esse tipo de água, alguns ficaram com receio e medo
de experimentar. Claro que no final ressaltei que esse tipo de água nenhum ser
humano poderia tomar em grande proporção, pois caso contrário ficamos doentes e
não é considerado saudável esse tipo de água para o nosso corpo. Essa atividade
também foi realizada dentro do tempo programado, essa questão de investigação
foi realizada com o corpo docente da escola, onde passamos nas salas de aula
perguntando, se o sal encontrado no mar
pode ser usado para salgar a nossa
comida, as respostas foram anotadas e também os alunos perguntaram para seus familiares e partir dos registros,
realizamos um gráfico com as respostas da
enquete, para os alunos poderem visualizar melhor as respostas. Para finalizar a nossa essa
questão de investigação foi passado para
a turma um vídeo referente ao assunto abordado. Os alunos interagiram muito
durante o vídeo, pois o professor e
oceanólogo explicou como é realizado
todo esse processo que acontece com o sal retirado do mar ate chegar na nossa
cozinha, foi um momento de muita
curiosidade, aprendizagens e trocas de conhecimento.
*Na nossa
terceira questão de investigação foi
pensada em realizar uma palestra com Oceanologo do Ceclimar , mas
infelizmente essa palestra não aconteceu
devido que a direção da escola não autorizou para realizar essa atividade dentro da sala de
aula.
Posso afirmar que o
nosso Projeto de Aprendizagem aconteceram alguns insistentes como a saída de campo, onde queríamos levar a
turma até o mar, mas nem por isso desistimos do nosso Projeto de Aprendizagem ,mas durante o desenvolvimento
com a interação de colegas e pais o nosso projeto começou a ser visto de forma
diferente e lúdica, pois percebi nos meus alunos a empolgação, interesse de buscar as respostas e ele propriamente estava construindo o seu conhecimento sobre um tema
significativo para ele.
No entanto o projeto de aprendizagem é uma
pedagogia construtivista que tem como propósito promover aprendizado profundo através de um enfoque baseado em indagações
para engajar os alunos com questões e conflitos que sejam ricos, reais e
relevantes a suas vidas. A partir das leituras propostas pela Interdisciplina Projeto Pedagógico em Ação o educador
espanhol Fernando Hernández diz que o
professor deve deixar o papel de “transmissor de conteúdos” para se transformar
em um pesquisador e o aluno por sua vez passa a ser o sujeito do processo
ensino aprendizagem. Em um projeto “todas as coisas podem ser ensinadas por
meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a
pesquisar e buscar evidências sobre o assunto”. E analisando essa citação pude perceber isso na
minha atuação na proposta realizada pela Interdisciplina.
Segue abaixo um esquema sobre o que o Projeto
de Aprendizagem desperta na sua atuação
dentro da sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário