quinta-feira, 6 de julho de 2017

META 4 e 5 – PROJETO DE APRENDIZAGEM

O Projeto de Aprendizagem  foi desenvolvido com a turma de 15 crianças  da Pré- Escola, com a questão de investigação Por que a água do mar é salgada?
- Como foi descoberto a questão de investigação?
Depois da proposta recebida pela Interdisciplina Projeto Politico Pedagógico em Ação, comecei a observar as perguntas que  os alunos faziam durante as aulas, fazendo o registros das mesmas.
Mas  um dia durante a realização de um jogo pedagógico  sobre o fundo do mar surgiu a pergunta; Por que a água do mar é salgada? Todos começaram a interagir com aquela pergunta dando suas opiniões. Esse assunto dias após ainda estava mexendo com eles, percebendo o empolgação dos alunos ficou claro qual seria a
questão de investigação para o nosso Projeto de Aprendizagem. Por que a água do mar é salgada?
- Quais foram as certezas provisórias  e as dúvidas temporárias?
Dúvidas Provisórias
-  Por que  só a água do mar é salgada?
- Da onde vem o sal que salga a água do mar?
- Sal da água do mar pode ser usado para salgar a nossa comida?
     Certezas Temporárias
Não pode ser consumida  em in- natura.
- A água  do mar é salgada.
 
Depois ter descoberto a nossa questão de investigação, partimos para as dúvidas provisórias e a certezas  temporárias, a atividade foi realizada a partir dos conhecimentos prévios do alunos sobre o tema.
 Plano de ação;
 QUESTÃO
 COMO RESOLVER
  PERÍODO
* Da onde vem o sal que salga a água do nosso mar?
 *Pesquisa na internet com ajuda dos pais;
*Pesquisa em livros e revistas;

   25/05 a 02/06
*Sal encontrado na água do mar pode ser usado para salgar a nossa comida?
 Enquete com o corpo docente da escola;
02/06 a 05/06
*Por que a água do mar é salgada ?
Palestra com um Oceanologo;

08/06 a 12/06
  O plano de ação foi elaborado juntamente com a minha colega de sala de aula, onde levamos em conta  vários aspectos importantes,  primeiramente  a realidade social da turma, muitos matérias de pesquisa como livros, revistas  vídeos da internet foram gravados em Pen drive pra nós passarmos para a turma, pois a grande maioria dos alunos não teria acesso  a esses materiais, sendo assim o nosso Projeto de Aprendizagem não teria significado nenhum para  alguns de nossos alunos.
*Já a nossa primeira questão de pesquisa, foi realizada com ajuda dos pais, livros, revistas e também com pesquisas de vídeos na internet sobre o assunto. A  proposta foi realizada dentro do tempo programado. A turma interagiu bastante sobre a questão de investigação da onde vem o sal que salga o nosso mar, eles ficaram encantados com os vídeos apresentados por nós professores e alguns pais também enviaram em pen drive ou por escrito o nome do site  de  matérias sobre o assunto, a manipulação de revistas e livros também auxiliou e muito na aprendizagem e no desenvolvimento da nossa pesquisa. Foi uma semana  de muitas descobertas , desempenho, dedicação e aprendizagens significativas.
*A nossa segunda questão de investigação – O sal encontrado na água do mar pode ser  usado  para salgar  o nossa comida ?
Para dar inicio a essa atividade foi realizado uma experiência com água e sal, primeiramente os alunos tomaram um pouco de água normal, após acrescentamos no nosso copo, um pouco de sal de cozinha e experimentaram novamente. Cada um relatou  o que havia sentido. Foi uma atividade divertida para eles, a grande maioria  nunca tinha tomada esse tipo de água, alguns ficaram com receio e medo de experimentar. Claro que no final ressaltei que esse tipo de água nenhum ser humano poderia tomar em grande proporção, pois caso contrário ficamos doentes e não é considerado saudável esse tipo de água para o nosso corpo. Essa atividade também foi realizada dentro do tempo programado, essa questão de investigação foi realizada com o corpo docente da escola, onde passamos nas salas de aula perguntando, se o sal  encontrado no mar pode ser usado  para salgar a nossa comida, as respostas foram anotadas e também os alunos perguntaram para  seus familiares e partir dos registros, realizamos um gráfico com  as respostas da enquete, para os alunos poderem visualizar melhor as  respostas. Para finalizar a nossa essa questão de investigação  foi passado para a turma um vídeo referente ao assunto abordado. Os alunos interagiram muito durante o vídeo, pois o professor  e oceanólogo  explicou como é realizado todo esse processo que acontece com o sal retirado do mar ate chegar na nossa cozinha,  foi um momento de muita curiosidade, aprendizagens e trocas de conhecimento.
*Na nossa terceira questão de investigação  foi pensada em realizar uma palestra  com Oceanologo do Ceclimar , mas infelizmente  essa palestra não aconteceu devido que a direção da escola não autorizou  para realizar essa atividade dentro da sala de aula.
Posso afirmar que o nosso Projeto de Aprendizagem aconteceram alguns insistentes  como a saída de campo, onde queríamos levar a turma até o mar, mas nem por isso desistimos do nosso  Projeto  de Aprendizagem ,mas durante o desenvolvimento com  a interação de colegas e pais  o nosso projeto começou a ser visto de forma diferente e lúdica, pois percebi nos meus alunos  a empolgação,  interesse de buscar as respostas   e ele propriamente estava  construindo o seu conhecimento sobre um tema significativo para ele.
 No entanto o  projeto de aprendizagem é uma pedagogia construtivista que tem como propósito promover aprendizado profundo através de um enfoque baseado em indagações para engajar os alunos com questões e conflitos que sejam ricos, reais e relevantes a suas vidas. A partir das leituras propostas  pela Interdisciplina Projeto  Pedagógico em Ação o educador espanhol Fernando Hernández  diz que o professor deve deixar o papel de “transmissor de conteúdos” para se transformar em um pesquisador e o aluno por sua vez passa a ser o sujeito do processo ensino aprendizagem. Em um projeto “todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto”. E  analisando essa citação pude perceber isso na minha  atuação na  proposta  realizada pela Interdisciplina.


Segue abaixo um  esquema  sobre o que o   Projeto de Aprendizagem  desperta na sua atuação dentro da sala de aula.
Resultado de imagem para IMAGENS DE UM PROJETO DE APRENDIZAGEM

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