META 4 e 5 –
PROJETO DE APRENDIZAGEM
Meu Projeto de Aprendizagem foi desenvolvido com a turma do quinto
ano da E.E. E. Médio Nossa Senhora Aparecida, alunos de 10 a 14 anos, com
a questão de investigação Porque existe o Bullying?
- Como foi descoberto a questão de
investigação?
Acredito que a turma acabou
escolhendo este tema porque a eles tem problemas de relacionamento e de certa
forma acabam passando por esta situação.
- Quais foram as
certezas provisórias e as dúvidas temporárias?
DÚVIDAS PROVISÓRIAS:
· O QUE É BULLYNG?
· PORQUE AS PESSOAS FAZEM O BULLYNG?
· PORQUE AS PESSOAS SOFREM TANTO COM O
BULLYNG?
CERTEZAS:
· O BULLYNG FAZ MUITO MAL AS PESSOAS
· TEMOS QUE AJUDAR QUEM SOFRE DO BULLYNG
Plano de ação:
QUESTÃO
|
COMO RESOLVER
|
PERÍODO
|
O QUE É BULLYNG?
|
Ø Pesquisas em
livros
Ø Pesquisa em
vídeos e documentários.
Ø Conversar em mesa
redonda em sala de aula.
|
29/05 a 09/06
|
PORQUE AS PESSOAS FAZEM O BULLYNG?
|
Ø Enquete com
alunos da escola.
Ø Enquete com professores da
escoala.
|
12/06 a 20/06
|
PORQUE AS PESSOAS FAZEM O BULLYNG?
|
Ø Palestra com
psicóloga.
|
21/06 a 29/06
|
O plano de ação foi elaborado
fazendo um questionamento com os alunos que sobre o que eles gostariam de
aprender e ou estudar. Foram sugeridas várias questões porém a necessidade de
estudar sobre um tema em que eles estão diretamente inseridos pesou mais.
Escolhemos o tema O QUE É BULLYNG?
Fizemos um levantamento prévio
sobre o assunto para sabermos sobre o que eles já sabiam
·
O BULLYNG FAZ MUITO MAL AS PESSOAS
·
TEMOS QUE AJUDAR QUEM SOFRE DO BULLYNG
Fizemos uma listagem dos
assuntos que seriam pesquisados?
·
O QUE É BULLYNG?
·
PORQUE AS PESSOAS FAZEM O BULLYNG?
·
PORQUE AS PESSOAS FAZEM O BULLYNG?
·
O PODEMOS FAZER PARA MELHORAR ESSA PROBLEMÁTICA?
Comecei o projeto mostrando aos alunos alguns
pequenos filmes sobre o bulling e após o término deste fizemos um circulo em
sala de aula onde abordamos questões relacionadas e cada aluno deu sua opinião
oralmente.
Em outro momento os alunos, em dupla, escreveram sobre o assunto pensando nas seguintes questões:
Em outro momento os alunos, em dupla, escreveram sobre o assunto pensando nas seguintes questões:
·
O que acharam dos filmes?
·
Os personagens estavam felizes ou tristes?
·
Era correto fazer os outros sofrerem?
·
Se eu estivesse no lugar destas pessoas agiria da mesma forma?
Porque?
O projeto continuou em outro dia onde os alunos viram um
documentário explicando o que é bulling , o que ele provoca e quais as
consequências.
Vídeos apresentados:
·
·
·

Pesquisa:





Após algumas pesquisas em
grupos de 3 e 4 alunos e livros e textos os alunos fizeram observação de
atitudes no pátio q achavam incorretas e em outro dia fizeram entrevistas com
alguns professores e funcionários da escola sobre o assunto.
Os alunos descobriram que
existe muito bullyng na escola e que a escola somente reprendia os alunos que a
praticavam.
Em um outro momento os alunos
foram reunidos em um círculo onde discutiram sobre o assunto estudado, fizemos
o mapa conceitual depois de fazerem a listagem do que aprenderam:
BULLYNG :
Ø É preconceito.
Ø É agressão física e
ou psicológica.
Ø Acontece geralmente
em escolas.
Ø É praticado
geralmente por pessoas invejosas e inseguras.
Ø É sofrido por pessoas
tímidas ou com características diferentes.
Ø Acarreta medo, perdas
materiais, lesões e traumas...
Ø Pode ser combatido
com informações e projetos nas escolas informando sobre o assunto.

Após a realização das pesquisas os
alunos realizaram atividades para relembrar questões que nos fazem ter
preconceitos:
1.
Somos todos diferentes (pintando pessoas diferentes)
2. Caça- palavras ( que também foram distribuidosno pátio
da escola para as crianças).

3. E desenhos para
colorir mostrando que podemos mudar.

( Não conseguimos assistir a
palestra com a psicóloga, pois a mesma só poderá realiza-lo em agosto, porém
não desmarquei pois acho importante para uma maior compreensão do assunto
pesquisado).
A participação e o interesse
do aluno foi muito importante para a realização deste projeto já que o mesmo
partiu do interesse deles, elaborando questões para investigação e atividades
para a resolução da investigação, mostraram-se
interessados e curiosos.
Este projeto mostrou-se com uma abordagem
atrativa e motivadora deixando assim de ser um professor transmissor de
conteúdos para ser um professor que faz com que os alunos pensem, estudem e
participem a partir da própria realidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário