sábado, 8 de julho de 2017

META 4 e 5 – PROJETO DE APRENDIZAGEM

META 4 e 5 – PROJETO DE APRENDIZAGEM

     Meu Projeto de Aprendizagem  foi desenvolvido com a turma do quinto ano da E.E. E. Médio Nossa Senhora Aparecida, alunos de 10 a 14 anos, com a questão de investigação Porque existe o Bullying?


- Como foi descoberto a questão de investigação? 
       Iniciei o projeto perguntando aos alunos sobre o que eles teriam muita curiosidade em saber, porém de imediato, acredito que por não estarem acostumados, não conseguiram responder. Assim peguei as revistas de Ciências da biblioteca, que são bem interessantes e falam sobre varias curiosidades e eles começaram a entender melhor a proposta e colocaram em debate várias questões, porém uma das mais questionadas foi : Porque existe  o Bullying?, O que é Camada de ozônio? Porque não vemos o ar? Entre outras e o mais votado entre eles foi a questão do BullyIng?
    Acredito que a turma acabou escolhendo este tema porque a eles tem problemas de relacionamento e de certa forma acabam passando por esta situação.

- Quais foram as certezas provisórias e as dúvidas temporárias?


DÚVIDAS PROVISÓRIAS:

·        O QUE É BULLYNG?
·        PORQUE AS PESSOAS FAZEM O BULLYNG?
·        PORQUE AS PESSOAS SOFREM TANTO COM O BULLYNG?

CERTEZAS:

·        O BULLYNG FAZ MUITO MAL AS PESSOAS
·        TEMOS QUE AJUDAR QUEM SOFRE DO BULLYNG

    As atividades serão realizada a partir dos conhecimentos prévios do alunos sobre o tema e para que os alunos possam descobrir as respostas a estas questões serão proporcionado atividades de investigação como palestra com uma psicóloga, pesquisa em algumas revistas fornecidas pelo governo do R.S., vídeos sobre bullyng, observações de outras crianças no pátio da escola e pesquisa na internet. Após cada atividade pesquisada os alunos tentarão responder algumas questões da investigação até que todas sejam resolvidas.


 Plano de ação:


 QUESTÃO
 COMO RESOLVER
  PERÍODO
O QUE É BULLYNG?
Ø  Pesquisas em livros
Ø  Pesquisa em vídeos e documentários.
Ø  Conversar em mesa redonda em sala de aula.

   29/05 a 09/06
PORQUE AS PESSOAS FAZEM O BULLYNG?
Ø  Enquete com alunos da escola.

Ø  Enquete com professores da escoala.

12/06 a 20/06
PORQUE AS PESSOAS FAZEM O BULLYNG?
Ø  Palestra com psicóloga.

21/06 a 29/06

    O plano de ação foi elaborado fazendo um questionamento com os alunos que sobre o que eles gostariam de aprender e ou estudar. Foram sugeridas várias questões porém a necessidade de estudar sobre um tema em que eles estão diretamente inseridos pesou mais. Escolhemos o tema O QUE É BULLYNG?
    Fizemos um levantamento prévio sobre o assunto para sabermos sobre o que eles já sabiam
·         O BULLYNG FAZ MUITO MAL AS PESSOAS
·         TEMOS QUE AJUDAR QUEM SOFRE DO BULLYNG

     Fizemos uma listagem dos assuntos que seriam pesquisados?
·         O QUE É BULLYNG?
·         PORQUE AS PESSOAS FAZEM O BULLYNG?
·         PORQUE AS PESSOAS FAZEM O BULLYNG?
·         O PODEMOS FAZER PARA MELHORAR ESSA PROBLEMÁTICA?





Comecei o projeto mostrando aos alunos alguns pequenos filmes sobre o bulling e após o término deste fizemos um circulo em sala de aula onde abordamos questões relacionadas e cada aluno deu sua opinião oralmente.

        Em outro momento os alunos, em dupla, escreveram sobre o assunto pensando nas seguintes questões:
·                       O que acharam dos filmes? 
·                       Os personagens estavam felizes ou tristes?
·                       Era correto fazer os outros sofrerem?
·                       Se eu estivesse no lugar destas pessoas agiria da mesma forma? Porque?
 O projeto continuou em outro dia onde os alunos viram um documentário explicando o que é bulling , o que ele provoca e quais as consequências.


Vídeos apresentados:
·         
·         
·         


Pesquisa:



Resultado de imagem para textos sobre bullying para crianças


Resultado de imagem para textos sobre bullying para crianças
Resultado de imagem para textos sobre bullying para crianças

Resultado de imagem para textos sobre bullying para crianças



     Após algumas pesquisas em grupos de 3 e 4 alunos e livros e textos os alunos fizeram observação de atitudes no pátio q achavam incorretas e em outro dia fizeram entrevistas com alguns professores e funcionários da escola sobre o assunto.
     Os alunos descobriram que existe muito bullyng na escola e que a escola somente reprendia os alunos que a praticavam.

    Em um outro momento os alunos foram reunidos em um círculo onde discutiram sobre o assunto estudado, fizemos o mapa conceitual depois de fazerem a listagem do que aprenderam:

BULLYNG :

Ø  É preconceito.
Ø  É agressão física e ou psicológica.
Ø  Acontece geralmente em escolas.
Ø  É praticado geralmente por pessoas invejosas e inseguras.
Ø  É sofrido por pessoas tímidas ou com características diferentes.
Ø  Acarreta medo, perdas materiais, lesões e traumas...
Ø  Pode ser combatido com informações e projetos nas escolas informando sobre o assunto.




Após a realização das pesquisas os alunos realizaram atividades para relembrar questões que nos fazem ter preconceitos:

1.    Somos todos diferentes (pintando pessoas diferentes)


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhcMzK2C_uR9u5QzkBo7YNPUMtixsbbBcI1k2KLw7vgOI7ZJo7XdUggW_D0IdD-pVBvz8IfK8tSy1sD5FhdIMpw1-xGF3AzPIeC671fAZwZeySJiTTAzVAZTIasjeB2d8wFQYPfC2LsqQY/s320/IMG-20170525-WA0017.jpg https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj63Jw-38g47bHoHcy52hyphenhyphenCWTsF1Qa70YTEgt_HEtuYlYWN9LYnOAlEjiH9KCdM4adlkZPp49piHA0vD57-2iNe24eJya5rBni-7IlnQugMODGbL4PpU3g1ZtVdUwI5ImdQv_OfewctO48/s320/IMG-20170525-WA0015.jpg

2.    Caça- palavras ( que também foram distribuidosno pátio da escola para as crianças).


3.    E desenhos para colorir mostrando que podemos mudar.


 ( Não conseguimos assistir a palestra com a psicóloga, pois a mesma só poderá realiza-lo em agosto, porém não desmarquei pois acho importante para uma maior compreensão do assunto pesquisado).
     A participação e o interesse do aluno foi muito importante para a realização deste projeto já que o mesmo partiu do interesse deles, elaborando questões para investigação e atividades para a resolução da investigação, mostraram-se
interessados e curiosos.
     Este projeto mostrou-se com uma abordagem atrativa e motivadora deixando assim de ser um professor transmissor de conteúdos para ser um professor que faz com que os alunos pensem, estudem e participem a partir da própria realidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meta 4 e 5 - Como os peixes respiram embaixo da água

Meta 1: Questões de Pesquisa Objetivos: Levantar os temas de interesse e as questões de pesquisa dos/as alunos/as, a fim de desenvolver ...